20/06/2012

EDUCAÇÃO CÍVICA PARA A HISTÓRIA - Um projecto Europeu em que o MNA participa

Carregue na imagem para ampliar

Realizou-se em Viena o último seminário do projecto Europeu “CHE – Civic and History Education”, coordenado pelo Departamento de Didáctica da História, Estudos Sociais e Formação Cívica da Universidade de Viena (Áustria), apoiado pelo ERSTE Stiftung e pelo programa Lifelong Learning da Comissão Europeia, no qual o MNA participa.

Partindo do conceito de que um museu de arqueologia constitui acima de tudo um instrumento de educação cívica para a história, o MNA participa activamente no neste projecto que faz um estudo comparativo sobre avaliação, estruturas tutorais e formação inicial de Professores em Educação Cívica e Política, Estudos Sociais e Culturais e História na Europa.

Este projecto contou com representantes de 33 países e 40 instituições (29 Instituições universitárias, 3 associações internacionais, 2 associações de professores, 2 ministérios, 2 museus, uma academia e o Conselho da Europa).

O MNA esteve representado por Mário Nuno Antas que fez parte de um grupo de trabalho que investigou e analisou dentro deste projecto, a didáctica da comunicação em História, numa perspectiva global que abrange a Arqueologia, História da Arte e Museologia.

As conclusões deste estudo serão apresentadas a nível Europeu no início de 2013. É intenção dos participantes estabelecer uma rede entre as instituições que continue o estudo da História e educação cívica numa perspectiva de estudo comparativo mais globalizante que inclua vários tipos de instituições europeias de (escolas, universidades, ministérios, academias, museus) que contribuem para a construção da educação na Europa.

 
Contactos: mnarq.marioantas@imc-ip.pt

Sem comentários: