18/03/2014

2ª Sessão do Ciclo de Recitais da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras


Realiza-se no Museu Nacional de Arqueologia no próximo dia 23 de Março, pelas 17 horas, a 2ª Sessão do Ciclo de Recitais da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.


Nesta sessão serão executadas obras de Fernando Lopes-Graça e Béla Bartók, com o seguinte programa:

F. LOPES-GRAÇA ----- Catorze Anotações

F. LOPES-GRAÇA ----- Esponsais

BÉLA BARTÓK ----- Quarteto para cordas Nº 2 Op. 17
Moderato
                             Allegro molto capriccioso 
Lento

O recital contará com as solistas da Orquestra, Lilia Donkova no violino, Gergana Bencheva no violino, Jeanne Antoniuk na viola e Viktoria Chichkova no violoncelo.


Lilia Donkova - Violino
Nasceu em Sófia, na Bulgária. Acabou o curso na Royal Academy of Music de Londres com a prof. L. Mordkovich. Ainda jovem e durante os seus estudos na Royal Academy foram-lhe atribuídos vários prémios e bolsas de estudo, como também ganhou o 1º Prémio de Winifed Violin Prize.
Como solista, Lilia participou em vários festivais internacionais em diversos países como França, Alemanha, Itália, Montenegro, México e apresentou-se em grandes salas como o Grande Auditório Stern e Weill Recital Hall em Carnegie Hall - Nova Iorque, Queen Elizabeth Hall - Londres, Sala Verdi em Milão, Teatro Filarmónico em Verona, Smetana Hall em Praga, recebendo excelentes críticas pelas suas actuações. 
Lilia é membro efectivo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e professora de violino no Conservatório de Música de Cascais. Lecciona também no "St. Julian's School".




Gergana Bencheva - Violino
Nasceu em Sófia. Estudou na Escola Nacional de Música, em Sófia, com a prof. Julia Anguelova. Enquanto estudante gravou para a Rádio Televisão Nacional Búlgara. Em 1997 recebeu prémios no concurso nacional de música alemã e austríaca e no concurso "Jovens Talentos".
Licenciou-se na Academia Nacional de Música em Sófia, na classe de violino da prof. Ginka Gichkova. Actuou como solista em várias orquestras búlgaras.
Participou nas master-classes com I. Neaman, M. Frishenshlager, A. Kiss, E. Kamirov, M. Minchev, M. Lapshansky. Foi concertino da New Simphony Orchestra, na Bulgária, e da Junge Europa Philarmony, na Alemanha.
É música efectiva da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e professora de violino no Conservatório de Música de Cascais.








Jeanne Antoniuk - Viola
Natural de Kiev, Ucrânia. Começou os estudos musicais aos seis anos de idade. Em criança fez parte do elenco do Teatro Nacional de Ópera e Balet da Ucrânia.
Concluiu a formação em cravo na Escola de Música do Conservatório Nacional. Aos quinze anos entrou para o Colágio Superior Musical de Kiev.
Entre 1995 e 1997 fez parte da Orquestra Sinfónica da Ucrânia. 
Desde 1997, reside em Portugal. Durante três anos leccionou no Conservatório Regional de Ponta Delgada.
A partir de 2001 é membro efectivo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e professora no Conservatório de Música de Cascais.









Viktoria Chichkova - Violoncelo
Natural da Bulgária. Estudou na Escola Profissional de Música de Sófia, com o prof. Todor Baharov. Licenciada da Academia Superior de Música de Sófia, onde estudou com o prof. Zdravko Popov.
Ganhou prémios no Concurso Nacional "Svetoslav Obretenov", no Concurso Nacional para Música de Câmara e no Concurso "Jovens Talentos".
Gravou para a Rádio Nacional e para a Televisão Nacional da Bulgária. Frequentou cursos internacionais para violoncelo em Itália e nos Estados Unidos da América.
Leccionou violoncelo na Escola Profissional de Música de Évora. É membro efectivo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e professora no Conservatório de Música de Cascais.

Sem comentários: