12/04/2014

Peça do mês de Abril

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) possui um acervo de muitos milhares. na verdade centenas me milhares, de objectos. Provêm eles de intervenções arqueológicas programadas ou de achados fortuitos, tendo sido incorporados por iniciativa do próprio Museu ou por depósito ou por doação de investigadores e coleccionadores.
Todos os períodos cronológicos e culturais, e também todos os tipos de peças, desde a mais remota Pré-História até épocas recrentes, neste caso com relevo para as peças etnográficas, estão representados no MNA. Às colecções portuguesas acrescentam-se as estrangeiras, igualmente de períodos e regiões muito diversificadas.
O MNA é ainda o museu português que possui no seu acervo a maior quantidade de peças classificadas como "tesouros nacionais".

Existe, pois, sempre motivo de descoberta nas colecções do Museu Nacional de Arqueologia e é esse o sentido da evocação que fazemos, em cada peça do mês que passa.


PEÇA DO MÊS COMENTADA

Estatueta shabti de Wahibre-Sekhem, Sumo Sacredote de Letóplis

(Nº E 476)

A apresentar por Ronaldo Gurgel Pereira (1)

16 de Abril de 2014 às 18h


Estatueta shabti pertencente ao Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. A peça integra a colecção de Antiguidades Egípcias do museu há décadas, nunca esteve exposta e jamais foi realizado um estudo a seu respeito, a não ser uma ficha de inventário. Trata-se de uma estatueta pertencente a um sumo-sacerdote de Letópolis, chamado Wahibre-Sekhen, que terá vivido durante alguma dinastia da Época Baixa, possivelmente uma das dominações persas.
Trata-se uma pequena figura em faiança vitrificada azul. A inscrição que lhe é dedicada atribui-se a um sacerdote wn-r (wen-ér), cargo de sumo sacerdote de Letópolis, capital do segundo nomo de Baixo Egipto. Uma vez que apenas um sacerdote wn-r podia existir por vez, a descoberta dessa figura implica uma importante contribuição para a prosopografia dos sumo-sacerdotes de Letópolis. E mais, como não há registo desse nome nas listas de sumo-sacerdotes de Letópolis conhecidos, essa figura shabti acaba por incluir um novo wn-r à lista de conhecidos. Que entretanto, precisará de mais dados para que seja situado cronologicamente de maneira apropriada.


1 Phd em Egiptologia, Universitat Basel

Sem comentários: