29/05/2014

Visita do Director do Departamento de Antiguidades de Sulaimania, Curdistão Iraquiano

Visitou o Museu Nacional de Arqueologia, neste dia 29 de Maio, o Director do Departamento de Antiguidades de Sulaimania, Curdistão Iraquiano, Kamal Rasheed, acompanhado do arqueólogo Rawa Krim, onde foram recebidos pelo Director do Museu, António Carvalho.

Esta visita insere-se num programa de contactos cominstituições culturais de referência em Portugal, com vista ao estabelecimento de um programa de cooperação cultural.

Recorde-se que no âmbito do projecto de investigação da Universidade de Ciombra para o Curdistão Iraquiano, uma equipa realiza escavações arqueológicas em Kani Shaie, no Vale de Bazian.

Na reunião que se seguiu à visita foram abordadas distintas possibilidades de cooperação, com destaque, naturalmente, para a possibilidae de apresentaão no Museu Nacional de Arqueologia, sob a forma de exposição temporária e de conferências, dos resultados científicos obtidos na escavação, bem como estudar formas de cooperação na área da salvaguarda e valorização cultural e da museologia. Nesta área apresentou-nos ainda a intenção de recolher apoio técnico para a elaboração de um plano de renovação do Museu do Curdistão.

A delegação, recebida no Museu Nacional de Arqueologia, integrava também a Directora do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da universidade de Coimbra, Maria da Conceição Lopes e o arqueólogo André Tomé, e aproveitou ainda a oportunidade para reunir com Luís Raposo, representante do ICOM-EUROPA e Mário Antas, da direcção do ICOM-PORTUGAL, para aproximar instituições na área da gestão museológica.
















Sem comentários: