23/06/2014

Contos Primevos dos Rios Sagrados, em Vila Velha de Ródão

Clique na imagem para ler melhor


Vai realizar-se em Vila Velha de Ródão, no próximo mês de Julho, o 1º Encontro Nacional de Contos Indígenas, subordinado ao tema “Contos Primevos dos Rios Sagrados”.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão (CMVVR) e do Museu Nacional de Arqueologia (MNA), contando com o apoio da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, do Centro Português de Geo-História e Pré-História e da Associação de Estudos do Alto Tejo.

A rede de Clubes de Arqueologia do MNA participa activamente através da recolha ou criação de contos, que serão apresentados em Ródão. 

A estes somam-se as recolhas de contos tradicionais portugueses que versam o tema da água, os quais serão estudados e seleccionados para apresentação por parte de contadores especialmente convidados para o efeito.

Dia 12 de Julho, noite de Lua Cheia, terá lugar ao ar livre, junto ao Rio Tejo, uma sessão nocturna de conto de histórias. Todos os participantes, assim como a população em geral, serão convidados a deambular entre o cais do Porto do Tejo e a Capela da Senhora da Alagada, passando pelo sítio paleolítico da Foz do Enxarrique, com paragens mágicas lá onde o apelo da terra fizer brotar a imaginação.No dia 13 de manhã será descerrada a placa toponímica que atribui o nome da “Geração do Tejo” ao largo do cais de embarque no Tejo, sendo também apresentado publicamente o protocolo que reúne o MNA, a CMVVR, a FLUL e a UNIARQ na criação de uma “Escola Internacional de Arqueologia” no sítio da Foz do Enxarrique.

Sem comentários: