20/06/2014

Lançamento do livro - Na Margem do Grande Rio

No dia 17 de Junho o Museu Nacional de Arqueologia acolheu o lançamento do livro Na Margem do Grande Rio. Os últimos grupos de caçadores-recolectores e as primeiras sociedades camponesas no Guadiana Médio, que contou com a presença Diretor do Museu Nacional de Arqueologia, Dr. António Carvalho, do Diretor de Bens Culturais da Direção Regional de Cultura Regional de Cultura, Dr. António Carlos Silva e do Diretor da Unidade de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Prof. Doutor Victor dos Santos Gonçalves, também um dos autores deste livro. A apresentação ficou a cargo de Mariana Diniz, os comentários, por parte dos autores, realizados por Ana Catarina Sousa.




A importância deste livro, que apresenta os trabalhos arqueológicos efetuados durante as “campanhas de escavação do Alqueva”, ressalta como único testemunho de importantes sítios atualmente submersos. Na Margem do Grande Rio é não só o “fechar de um ciclo”, nas palavras do coordenador da obra, e de António Carlos Silva, mas também a comprovação de uma nova época na arqueologia portuguesa, pelo que as “campanhas do Alqueva” trouxeram de novo a esta disciplina, segundo Mariana Diniz.




A problematização dos sítios identificados, bem como a colocação de novas hipóteses, que os materiais e vestígios identificados permitiram colocar, foram enfatizadas por uma das autoras Ana Catarina Sousa.




Durante a sessão o Dr. Luís Raposo, Director do Museu Nacional de Arqueologia à data da escavação arqueológica em Xarez 12, recordou ainda os princípios orientadores e a estratégia de intervenção no que concerne à decisão de recuperação e consolidação dos cinco fornos removidos para o Museu.
A assistência interessada assistiu às intervenções e no final da sessão procedeu-se à visita dos fornos provenientes do sítio do Xarez, que se encontram nas reservas do MNA.




Sem comentários: