14/07/2014

Inauguração da exposição “Augusto y Emerita”, no Museo Nacional de Arte Romano (Mérida)

Teve lugar no passado dia 4 de julho, em Mérida, a inauguração da exposição “Augusto y Emerita”, que ficará patente ao público no Museo Nacional de Arte Romano (MNAR) até 6 de janeiro de 2015. Constituída por mais de 70 peças, esta mostra conta com a presença de espólio pertencentes a diferentes museus ibéricos, entre os quais um conjunto cedido pelo Museu Nacional de Arqueologia.

No ato inaugural estiveram presentes diferentes autoridades governativas e culturais, entre os quais o Presidente do Gobierno de Extremadura, José Antonio Monago, a Conselheira de Educação e Cultura, Trinidad Nogales Basarrate, a Directora Geral do Património Cultural da Extremadura, Maria Pilar Merino, o Subdiretor Geral dos Museus Estatais do Ministério da Educação, Enrique Varela, o Alcaide de Mérida, Pedro Acedo Penco, o Diretor do MNAR, José María Álvarez Martínez e o Diretor do Festival Internacional de Teatro Romano de Mérida, Jesús Cimarro, entidade que patrocina a exposição.
 


Nas diversas intervenções foi focada a importância da cultura como atração turística, sobretudo numa cidade com um dos principais e mais extensos conjuntos arqueológicos de Espanha, testemunho vivo da vontade empreendedora do Imperador Augusto, e legado da civilização romana na Península Ibérica. Nas intervenções iniciais a ligação entre Augusto e a família Imperial e esta cidade romana foi muito destacada.
 Seguiu-se uma visita guiada à exposição. Na passagem pelo núcleo dedicado à presença romana no território hoje português e junto da vitrina onde se apresenta o conjunto artefactual do depósito funerário da Lameira Larga (Penamacor, Castelo Branco), foram convidados a usar da palavra o Diretor do MNA, António Carvalho, e Carlos Fabião, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Deste conjunto fazem parte 4 peças classificadas como “Bens de Interesse Nacional” sendo uma delas a conhecida pátera “Perseu contra Medusa”.



 

Ambos, juntamente com a Conservadora do MNA, Ana Isabel Santos, colaboram no catálogo da exposição. Carlos Fabião assina o texto “La creación de la provincia romana de Lusitania” e os elementos da equipa do MNA redigiram as fichas críticas das peças expostas. Por Portugal, integra ainda o Comité Científico e de Organização da exposição, Vasco Gil Mantas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Sem comentários: