13/08/2014

Missão arqueológica em Fez, Marrocos

De acordo com o pedido de apoio solicitado pelo Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) ao MNA, deslocou-se à cidade de Fez, Marrocos, a técnica de Conservação e Restauro, Margarida Santos, para fomentar e orientar o trabalho da estagiária Rute Chaves, estudante de mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. O trabalho consiste no tratamento de um conjunto de materiais cerâmicos, composto por cerca de meia centena de peças com cronologia situada entre o séc. XIII e XVIII, provenientes de uma escavação arqueológica na cidade de Azamor, coordenada por André Teixeira e Azzeddine Karra.


Reunião de trabalho e apresentação da equipa já em Marrocos


Nesta primeira fase fez-se a seleção dos materiais a intervencionar e iniciou-se o trabalho de conservação e restauro, propriamente dito, com o registo fotográfico de cada peça antes da intervenção, preenchimento das fichas de conservação e restauro com o respectivo diagnóstico, teste de dessalinização, separação dos fragmentos e limpeza.


Seleção de materiais


Aspeto interessante a considerar são as condições ambientais envolventes. Apesar do edifício possuir ar condicionado, os valores de temperatura média registados são de 28ºC e humidade relativa de 38%, portanto temperatura elevada e humidade relativa demasiado baixa, que condicionam sobretudo a seleção de produtos, sua preparação e aplicação, o que constitui um exercício interessante de aprendizagem.


Início do trabalho de conservação


Sem comentários: