06/01/2015

3ª Edição do Dia do Investigador do Museu Nacional de Arqueologia

No dia 12 de Janeiro realiza-se a terceira edição do Dia do Investigador do Museu Nacional de Arqueologia.

Este projecto de divulgação científica, iniciado em 2013, e que então se inseriu no programa comemorativo do 120º aniversário do museu, resulta do contínuo processo de recenseamento científico e do desejável diálogo entre os investigadores, a equipa do museu e a comunidade académica.

Assim, damos continuidade a uma iniciativa que contou com contributo e participação da comunidade científica que se encontra a desenvolver trabalhos de investigação sobre as coleções que se conservam no Museu Nacional de Arqueologia.

Este encontro de trabalho visa no essencial reunir e aproximar a comunidade de investigadores do Museu Nacional de Arqueologia, permitindo a partilha de informação entre pares e a equipa do MNA e, simultaneamente, a divulgação científica dos diferentes temas junto do grande público.

Cada investigador é convidado a:
1 - Apresentar os objectivos da investigação que está a realizar, identificando sumariamente as coleções do museu em estudo;
2 - Enunciar sinteticamente as interrogações colocadas no início do projeto de investigação e apresentar eventuais resultados preliminares;
3 - Identificar pontos de contacto com outras investigações já efectuadas ou em curso no Museu e avançar hipóteses de trabalho para o futuro;
4 - Sugerir eventuais alterações na forma de apoio prestado pelo Museu aos investigadores, com vista a melhorar a prestação da instituição no domínio do apoio à investigação arqueológica.


PROGRAMA

10h00m - Abertura
António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia

Moderador: Adolfo Silveira

10h15m - Marina Igreja - (ENVARCH, Cibio-Inbio (Universidade do Porto) Associate Resercher UMR 7269 CNRS (France/Dept. Archeology Universitty of Cape Town (South África) - Projeto de investigação: "O extraordinário contexto do Middle Stone Age Diepkloof Rock Shelter (Western Cape, África do Sul): contributo para a compreensão da evolução cultural das populações modernas da África do Sul".

10h30m - António Faustino Carvalho e Raquel Granja - (Universidae do Algarve) - Projeto de investigação: "As populações neolíticas do Algar do Bom Santo (Alenquer, Lisboa) e o seu território".

10h45m - Rui Boaventura, Carlos Ordiozzola, Ana Catarina Sousa e Rodrigo Villa Lobos (Universidade de Sevilha/UNIARQ/Universidade de Valladolid) - Projeto de investigação: "Adornos de pedra verde".

11h00m - Cátia Saque Vagueiro (Universidade de Lisboa) - Dissertação de mestrado: "Agruta artificial das Lapas, Torres Novas".

11h15m - Arturo de Lombera Hermida (Universiade de Santiago de Compostela) - Projeto de investigação: "Grupo de Estudos para a pré-história do Noroeste".

11h30m - Carlos Bottaini e Ana Manhita (Laboratório Hércules, Universidade de Évora) - Projeto de investigação: "Imagos Lares (âmbar e espadas)".

11h45m - Raquel Vilaça (Universidade de Coimbra) - Projeto de investigação: "Do Bronze para o Ferro: o ateliê, o banquete e o corpo em coleções do MNA".

12h00m - Debate

12h45m - Almoço livre

Moderador: Fernando Real

14h00m - Francisco Germán Rodriguez Martin (Museu Municipal de Madrid) - Projeto de investigação: "El hueso trabajado en Hispânia romana".

14h15m - Emily Graf (School of Anthrpology - University of Arizona, EUA) - Projeto de doutoramento. "Necrópoles de Tróia".

14h30m - Carlos Fabião, António Candeias, José Carlos Quaresma, José Ruivo, Vítor Dias e Graça Cravinho. Projeto de investigação. "A cidade romana de Ammaia".

14h45m - Edgar Fernandes (Universidade de Barcelona) - Projeto de doutoramento: "O comércio norte-africano e este-mediterrânico na Lusitânia Meridional (séc. V-VII)".

15h00m - Catarina Viegas (UNIARQ-Universidade de Lisboa) - Projeto de investigação: "A cerâmica comum de Balsa. Novos contributos para o seu estudo".

15h15m - Filomena Limão e Márcia Pinheiro (IHA-FCSH/Universidade Nova) - Projeto de investigação: "A escultura de Tróia no MNA".

15h30m - Rui Almeida (UNIARQ-Universidade de Lisboa) - Projeto de doutoramento: "Do Tejo para o Guadiana, através do sequeiro. Coleções de ânforas do MNA (Lisboa) e MNAR (Mérida".

15h45m - José Rodrigues Marinho - Projeto de investigação: "Estudo de Morabitino".

PROJETOS NA ÁREA DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO

16h00m - Rute Correia Chaves - (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa) - Conservação e restauro de cerâmicas arqueológicas em Marrocos.

16h15m - Ana Beatriz Inácio(Escola de Conservação e Restauro da Fundação Ricardo Espírito Santo) - Conservação e restauro de um conjunto de peças africanas da coleção etnográfica do MNA.

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: PROJETOS INTERNACIONAIS

16h30m - Mário Antas (MNA) - EMEE (2013-2016): Um objeto, muitas visões: balanço intermédio do desenvolvimento do projeto no MNA.

16h45m - João Marques e Filipa Neto (DGPC) - Apresentação: Simpósio EAC, MNA, 19-21 de Março de 2015 - "When Valleta meets Faro. The reality of European archeology in the 21st century".

17h00m - Luís Raposo (MNA) - Candidatura do Museu ao projeto EU/LAC "Museus Sustentáveis e Comunitários da Europa e América Latina/Caribe".

17h15m - Debate

18h00m - Encerramento


Sem comentários: