06/08/2015

O Museu Nacional de Arqueologia agraciado com o Prémio Internacional “Genio Protector da Colonia Augusta Emerita”

O Museu Nacional de Arqueologia acaba de ser agraciado com o Prémio Internacional “Genio Protector da Colonia Augusta Emerita” (22ª edição), atribuído pela Fundação de Estudos Romanos e Grupo de Amigos do Museo Nacional de Arte Romano (MÉRIDA).



Foi ainda distinguido, na mesma sessão, o Professor Doutor Patrick Le Roux, Catedrático Jubilado da Universidade Paris XIII.

Ambos - museu português e arqueólogo francês - juntam-se a uma lista de mais de 40 entidades e personalidades, de muitas nacionalidades e distintos méritos, já agraciadas anteriormente, como sejam os Professores Doutores José María Blázquez (2000), Martín Almagro Gorbea (2002) ou Isabel Rodá (2012), o Arquitecto Rafael Moneo (2006), a Fundação Ramon Areces/El Corte Inglés (1998) ou a CEPSA (1996), entre outros.

O Museu junta-se também a um lote restrito de personalidades portuguesas já distinguidas com o mesmo Prémio caso do Professor Doutor Jorge de Alarcão, da Universidade de Coimbra (2003) e o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro (2009).

No ano passado o prémio foi entregue a D. Angel Texeira Brasero e ao Festival de Teatro Clássico de Mérida (2014), por ocasião da sua 60ª edição.

Este galardão permeia as personalidades, meios de comunicação, académicos e investigadores que se distinguem pelo labor em prol do conhecimento e conservação do património histórico, cultural e arqueológico do mundo romano, e em especial da cidade de Mérida, bem como a divulgação do Museo Nacional de Arte Romano.

Nesta edição, o Prémio reconheceu especialmente a ligação entre os dois Museus Nacionais e particularmente os trabalhos transfronteiriços no domínio da Arqueologia e da Museologia Arqueológica que ambas instituições e as suas equipas tem realizado, ao longo das últimas décadas, em importantíssimos projetos expositivos conjuntos, como é o caso da recente exposição internacional "Lusitania Romana: Orígen de dos pueblos / Lusitânia Romana. Origem de dois Povos", comissariada por Jose Maria Álvarez Martínez, António Carvalho e Carlos Fabião. Entre as instituições portuguesas que colaboraram na mostra destaque para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lusitania Seguros e Imprensa Nacional - Casa Moeda.






Inaugurada em 23 de Março de 2015, e organizada conjuntamente pelos dois museus, contou com o apoio de 18 Museus e outras instituições, que cederam bens culturais para a exposição, bem como de personalidades distinguidas no passado com o mesmo Prémio, como o já mencionado Patrick Le Roux, mas também Enrique Cerrillo Martín de Cáceres (2010), Jonathan Edmondson (2011), cujos artigos complementam o catálogo, e Jean Claude Golvín cujas representações gráficas das cidades romanas de Conímbriga e Augusta Emerita (Mérida) assumem um particular desataque na exposição. Este esforço conjunto será apresentado em Lisboa no final de 2015.

A entrega do prémio será efectuada em Mérida, no Museo Nacional de Arte Romano, em cerimónia pública, dia 19 de Setembro pelas 20h00, data em que se celebra o aniversário daquele Museu.




A notícia, veiuculada em vários órgãos de comunicação social, pode ser lida nas seguintes hiperligações: