01/10/2015

Apresentação do documentário “O Fundeadouro romano em Olisipo”



Terá lugar, no dia 10 de outubro, às 16h00, a apresentação do documentário “O Fundeadouro romano em Olisipo”, da autoria de Raul Losada com recriação arqueológica virtual 3D de César Figueiredo.

A campanha arqueológica na Praça D. Luís I, que revelou um fundeadouro de época romana, forneceu inúmeras informações no que às relações marítimas de Olisipo com o Império Romano diz respeito. "Capital" portuária da província da Lusitânia, Olisipo seria uma cidade marítima aberta ao império, um dos mais importantes portos de toda a fachada Atlântica, ligando o Mediterrâneo ao norte da Europa, abastecendo os exércitos de Roma estacionados na Britânia e Germânia Inferior. Olisipo era ainda um importante centro de transformação de pescado e existiam na margem sul do Tejo várias olarias que fabricavam as ânforas em que eram exportadas as conservas.

Com depoimentos de arqueólogos envolvidos na campanha arqueológica e que oferecem uma abordagem geral à cidade romana de Olisipo, destaca-se a proposta inédita de reconstrução virtual 3D por César Figueiredo, que possibilita uma viagem com quase dois mil anos.

Os interessados em assistir a estreia do documentário deverão responder e confirmar a presença através do email: estreiadocfundeadouro@gmail.com

O numero de convites disponíveis é limitado.



Sem comentários: