29/05/2017

Arqueologia em Portugal:Recuperar o Passado em 2016




A Direção-Geral do Património Cultural organiza no próximo dia 3 de junho de 2017 o encontro com entrada livre, “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado em 2016”, que decorrerá a partir das 10 horas, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. 
Esta iniciativa é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com as Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve que também conta com a participação da Direção Regional da Cultura dos Açores.
Conscientes de que um dos deveres da tutela do património cultural é o da sensibilização e promoção das boas práticas para a salvaguarda, valorização e divulgação do património arqueológico, consideramos ser cada vez mais necessária uma atuação junto dos cidadãos no sentido de fomentar uma maior identidade patrimonial.  
A 2.ª edição deste encontro de divulgação científica dará continuidade à promoção e divulgação do conhecimento gerado pela investigação arqueológica, procurando sensibilizar o público em geral, através da apresentação de algumas das mais importantes intervenções e descobertas arqueológicas realizadas no território nacional durante o ano de 2016. 
De entre os cerca dos 1400 os trabalhos arqueológicos realizados em Portugal em 2016, serão apresentadas 13 comunicações a cargo dos arqueólogos responsáveis pelas várias intervenções, e será inaugurada junto à entrada do Museu Nacional de Arqueologia a exposição itinerante que poderá aí ser visitada até o dia 6 de agosto e que depois que percorrerá todo o país até meados do próximo ano.

Sem comentários: